Saturday, November 14, 2009

D&D4 – Combate Mais Rápido

Da outra vez que jogamos 4ª tivemos este problema e comecei a tratar deste post que nunca cheguei a acabar. Espero que dê jeito desta vez.

O combate em 4ª é realmente muito lento. Um combate “simples” pode durar mais de 1 hora. Com 3 combates vai uma sessão ao ar. Obviamente que isso é mau por isso convém acelerar as coisas o mais possível. Por um lado, 4ª é um jogo com mais HPs e nisso não vale a pena mexer. Por outro lado, há muito mais opções e os jogadores (e dm) acabam a demorar muito mais tempo a jogar os seus turnos. Ficam aqui algumas dicas para tentar acelerar o processo.

Conhecer bem os Poderes:

Um dos problemas de 4ª é que o pessoal tem imensos poderes e nunca sabe qual usar. Mas na verdade as coisas são mais simples. Sobretudo no que toca a At-Wills, os poderes que vão ser usados na maioria dos turnos. Quase todas as classes têm um At-Will melhor que usam sempre e outro mais circunstancial para usar de vez em quando. Não vale a pena gastar uma data de tempo a decidir qual dos 2 (ou 3) At-Wills vão usar SEMPRE que é a vossa vez. Olhem para eles uma vez e identifiquem o At-Will spammável. Por exemplo, no caso do Ranger é o Twin Strike. Para o Bárbaro é o Howling Strike. Quem precisar de ajuda com o seu, chute.

Manter as coisas simples:

Isto é uma cena que acontece muito. Os jogadores têm uma catrefada de opções diferentes e muitas vezes perdem-se no que hão-de fazer. Sobretudo com cenas do género “Vou flanquear prá ali? Curo quem? Dou buff a quem?". Mas se formos a ver bem, a maior parte das vezes o pessoal acaba sempre a fazer a escolha por defeito. Depois de identificarem o At-Will spammável, sempre que tiverem com dúvidas existenciais, usem-no e acabou.

As coisas são um bocado mais chatas com Encounters. Mas normalmente eles são para rebentar logo de início num inimigo mais forte. Vale a pena tentar arranjar um bónus ao ataque (via CA ou Leader) mas mais do que isso é pensar demais.

Planear o Turno com antecedência:

Quem tem muitos poderes de Cura, Buff, Debuff e assim… as cenas podem ser um bocado mais complicadas e é preciso mais tempo para decidir. Esse tempo existe nos turnos antes do vosso. Se tomarem as decisões do género quem vão curar, atacar, buffar e para onde se vão mexer antes de chegar à vossa vez então ninguém tem de estar à vossa espera. Esta dica vale para toda a gente. Pensem no turno antes do vosso e não fazem ninguém esperar por vocês.

Jogador a controlar a Init:

A vida do DM é mais chata em combates de 4ª edição. Uma coisa que o pode ajudar é arranjar outra pessoa para ir controlando os turnos. Já tamos com um jogador a ordenar os cartões. O próximo passo é ser ele a controlar a Init. Liberta mais tempo ao DM.

Não meter o bedelho:

Isto é do pior. Quando um jogador já anda meio perdido em decisões e toda a gente começa a dizer-lhe o que fazer, a única coisa que acontece é que ele volta ao início da árvore de decisões. Coordenação é importante mas é preferível deixar um gajo pensar por si e tratar da coordenação quando estão outros a jogar.

Controlar o tempo:

Esta última envolve ser duro. Se as coisas não aceleram de maneira nenhuma, passamos a “cronometrar”. Temos basicamente duas hipóteses:

  • Castigar os lentos. Quem demorar muito tempo a jogar, perde a vez. Se chega a vez dum jogador e ele só aí começa a pensar no que vai fazer e a dar seca a toda a gente, o DM faz-lhe 1 delay forçado.
  • Recompensar os rápidos. Se um jogador fizer o seu turno todo de forma bastante rápida o DM dá-lhe uma pequena recompensa. Vi na net uma ideia gira de um DM que dava fichas de póquer aos jogadores sempre que eles faziam o turno rapidamente. Cada ficha dá um bónus +1 (não stackável) a um qualquer roll que façam. No fim da sessão, as fichas expiram. Outra ideia é oferecer actions points ou bónus estáticos aos rolls se o jogador decidir depressa o que vai fazer.

9 comments:

Martinho Fernandes said...

Acho que foi a primeira vez que vi a palavra "bedelho" escrita. Espectáculo.

Christophe Gonçalves said...

Gosto bastante da ideia da recompensa a jogadores rapidos. Vou pensar no assunto e segunda ja digo qualquer coisa. E agradeço imenso a cena de gerirem a init, é realmente muito util para o DM se focar melhor no que tem que fazer.

rkd said...

Oi, pessoal! :) Não andam um bocado escondidos neste blogue?

É natural que, em combate, quanto mais os jogadores sentirem que cada opçãozinha conta, mais se sentirem penalizados por cada possível erro e menos colaborarem entre eles de forma positiva, mais vão demorar quando for a sua vez.

Na minha opinião, a melhor coisa de D&D é o combate e, sendo assim, o facto de este ser demorado só é mau quando já não ninguém se está a divertir.

No entanto, é verdade que o material necessário para jogar D&D é extenso e todo ele é preciso para que o combate flua mais facilmente. Eu uso figurinhas de cor diferente para cada jogador e para os montros. Figuras iguais ás que estão na grelha de combate são colocadas ao lado em filinha para representar a iniciativa. Não esquecer também que são precisos vários marcadores diferentes para representar os muitos efeitos temporários que se sucedem em combate. Já para não falar das cartas dos poderes onde dá para ter todos os pormenores escritos. É muita coisa mas compensa.

Também tento, conforme possível, nunca usar screen de mestre-jogo, pois esse distanciamento muitas vezes só atrapalha e é bom rolar os dados sempre à vista de toda a gente.

LC said...

Boas rkd.

Não sei que cena é essa dos escondidos mas toda a gente é bem-vinda aqui.

Que tipo de marcadores é que vocês usam? Já vi uns gajos que usam autocolantes prás minis mas não sei se isso é muito prático.

Concordo com as outras coisas que dizes e a gente já faz a maior parte delas, embora algumas maneira diferente (cartões em vez de minis para a init, p.e.)

Em relação aos screens, depende do DM. Pessoalmente, quando sou DM gosto do "potencial" que ter o screen dá ;)

rkd said...

Escondidos tipo podiam passar mais vezes pelo abreojogo, postar lá este tópico que tem interesse para toda a gente, aparecer no Weekend at the Realms que se fez no Porto, mandar umas bocas ao pessoal do TáQuinas que já têem mais de 40 pessoas num Game Day, essas coisas.

Por outro lado, fico contente de ainda me ter lembrado deste blogue e ter descoberto que ainda há malta em Braga a dar-lhe :) Muito bom.

Respondento à tua questão, para marcadores costumo usar moedas de 1 cêntimo pintadas :) ou mesmo uns tokens de madeira que se arranjam dos jogos de tabuleiro (as figurinhas que uso são os meeples do Carcassone).

Quanto ao screen, já gostei mais desse 'potencial' dado que pode ser um sinal que o sistema de regras não é grande coisa e - em vez de vermos isso e, se calhar, arranjar-mos um melhor - ignoramos isso e centralizamos toda a autoridade/responsabilidade no DM. Já diz o povo que os dados servem só para fazer barulho atrás do screen do DM :P

Além disso, por trás desta questão do screen está a maior arma que alguma vez se pode usar para tornar o combate muito mais rápido: partilhar mais informação com os jogadores. Não tem de ser sempre mas, ás vezes, levantar o screen, dizer os ACs ou divulgar os HPs é uma maneira garantida de aumentar a velocidade de processamento do combate (especialmente quando este envolve uma grande variedade de monstros).

LC said...

Ya, nós andamos um bocado na onda de jogarmos mais ou menos sozinhos.

Quanto a pessoal de braga, eu vou arriscar e dizer que a gente conhece uma boa quantidade deles, mas se houver malta no teu site que seja de cá e queira fazer qualquer cena, a gente alinha.

Em relação ao DM screen, eu pessoalmente continuo a gostar dele. Não necessariamente em combate mas fora dele. É bestial rolar uns dados, perguntar uma coisa qualquer aos PCs e depois dizer "nada, nada. podem continuar".

Quanto ao combate, eu sou daqueles DMs que raramente aldraba rolls. Mas há situações realmente extremas em que a possibilidade dá jeito. Nunca fui de DM de 4ª por isso não tenho muito o problema de combates lentos.

De qualquer modo, a nossa sessão mais recente já correu melhor. A ideia dos marcadores é fixe. O DM deve ter perguntado 50x "Quem tá com veneno?"

rkd said...

Bom, o abreojogo não é meu. É uma daquelas coisas de 2.0-user-generated-content que agora estão na moda :) mas já tem alguns aninhos como comunidade de roleplayers. O site pertence a alguém, mas não tem conteúdo próprio, por isso depende da iniciativa de pessoal como nós.

Quanto à lentidão de 4E, é capaz de os combates logo aos primeiros níveis demorarem mais do que nas edições anteriores, mas suspeito que demoram menos se for para lá de nível 16. Pessoalmente, não me importo que demorem mais pois acho-os mais divertidos. De facto, eu só tive vontade para mestrar D&D quando saiu esta nova edição.

LC said...

Eu gosto de combate e tal. Aliás, o meu actual personagem só tem queda para isso.

Mas passar as sessões só a lutar é um bocado chato. O ano passado jogamos umas Dungeon Delves e aquilo tornou-se um bocado chato.

Tenho de ver se apareço no abreojogo ;)

wulfgars said...

Boas.
Eu sou um jogador ( e DM) de D&D. Eu sou do Porto , onde tenho um grupo onde jogo e DMing aos sabados, porem durante a semana estou por Braga , e gostava de saber se exite pessoal com vaga numas sessoes de D&D por aqui, pois como "fanático" de D&D , quanto mais puder jogar , melhor.
Agradeço desde já.