Monday, October 20, 2008

Classes pré-construídas

É hora de malhar no D&D4! Hoje vamos falar um bocado sobre as classes e o que eu não gosto nelas. Tal como eu disse, há uns dias...

"A Wizards, numa de estrangular a criatividade, esforçou-se ao máximo por pré-construir as classes e a sua evolução (noutra altura falaremos mais disto). "

Antes de mais nada não estou a falar dos "roles" das classes (Controller, Defender, Leader e Striker). Essa também é uma ideia um bocado... curiosa. Mas não é disso que eu quero falar. Aliás, sempre houve muita ligação entre as classes e os seus papéis.

O meu problema com as classes é que todas são divididas num de dois caminhos (Builds) distintos. E cada caminho tem as suas stats, feats e poderes recomendados. E a verdade é que não se consegue realmente fugir deles. Para começar foi feita uma separação ao nível das stats necessárias para cada caminho. Ou seja, quem quiser ser bom num dos caminhos fica quase impossibilitado de ser bom no segundo. Além disso, em alguns casos é mesmo impossível pois tem de se escolher um dos caminhos em termos de mecânicas de jogo (por exemplo, os Rogues escolhem uma de duas habilidades: os tais Brutal Scoundrel e Artful Dodger) e fica logo tudo decidido.

Em alguns casos, esta coisa dos caminhos faz sentido (por exemplo no Ranger que tem um para combate com 2 armas e outro para arco e flecha). Mas noutros só serve para tirar liberdade. Era muito mais interessante manter as opções todas em aberto e deixar os jogadores construírem a sua classe da maneira que preferissem, fazendo até combinações das duas variantes. 

Combinar caminhos é possível em algumas classes a coisa é pacífica. Wizards e Fighters por exemplo conseguem-no perfeitamente. Mas nestas duas classes os caminhos são coisas tremendamente artificiais. O caso do fighter é particularmente mau - caminho de arma e escudo ou caminho de arma de duas mãos. E praticamente não existem diferenças entre eles. Tudo depende da nossa escolha de poderes e feats. É claro que isto faz os "caminhos" do fighter parecerem uma coisa um bocado parva e muito inconsequente. Mas classe é mais forte e tem mais liberdade por causa disso. 

Em jeito de conclusão, no D&D4 standard é a palavra de ordem. Todas as classes seguem exactamente as mesmas regras. No que toca aos caminhos, todas as classes têm dois. Em alguns casos, isso funciona. Noutros, não faz nada. E em alguns acaba por estragar um bocado a liberdade da classe. Teria sido melhor se cada classe tivesse sido dividida (ou não) consoante o que melhor funcionava para ela. Em vez disso, foi tudo igual. É certo que com um pouco de criatividade se arranja um conceito que encaixa bem no que já existe. Mas adaptar a classe ao meu conceito é mais fixe que o oposto.

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