Wednesday, February 03, 2010

Star Wars Saga – Revisão Final

Bem, ao fim de 15 sessões lá chegamos ao fim da Guerra Yuuzhan Vong. Ficam aqui algumas ideias finais sobre toda a experiência.

Sistema de Jogo
Eu já antes joguei RPGs de Star Wars mas foi a versão anterior (Revised Rolepalying Game). Esta foi a primeira vez que joguei a versão Saga. Sinceramente, tenho uma opinião um bocado mista sobre o jogo em relação à versão anterior. O novo sistema de skills é bastante mais simples mas continua a cobrir todas as acções e disso gostei bastante (está muito parecido com o de D&D4).

Gostei também da ideia de todas as classes terem apenas feats e talentos. Assim dá para construir versões diferentes da mesma classe. Aliás, nós tínhamos 3 Jedi na party e todos eles trabalhavam de forma diferente.

Em relação à Força e aos poderes, acho que simplificaram demasiado. É preciso investir muito pouco para se ser excelente a usar a Força. Teria preferido que fosse um bocado mais caro para obrigar a escolher entre especializar em combate físico ou uso de poderes. Além disso, a classe de Jedi tem muito poucas vantagens em uso da Força comparada com as restantes. Um Jedi devia ser melhor que um soldado a usar a Força.

A outra coisa que não gostei foi a progressão de Ataque, Dano e Defesas. Por um lado o dano (sobretudo melee) sobe que é uma coisa ridícula. Quando andamos a atacar com 1d8 + 21, a arma torna-se irrelevante e isso não tem piada. Por outro lado, acho que a defesa sobe demasiado em relação ao ataque. Apenas duas classes sobem o ataque a 100%. Todas as classes sobem a defesa a 100%. Além disso, há ainda bónus estáticos (que chegam a +4 nalgumas classes). Com o passar do tempo fica cada vez mais difícil acertar. Quando se falha com um 15 no dado contra um inimigo que nem sequer foi construído para ter uma defesa particularmente alta, algo está mal.

Em conclusão, acho que o novo sistema estraga demasiadas coisas boas do antigo e corrige poucas. No futuro acho que gostaria de jogar Star Wars com uma mistura do sistema Revised e as skills do Saga (mais ou menos o que estamos a fazer com d20 Modern).


História
A ideia de adaptar os Yuuzhan Vong ao setting da Old Republic veio duma necessidade de arranjar um super inimigo contra o qual todas as forças da Galáxia se unissem. Havia gente a querer jogar Siths, Jedis e etc. Precisava de uma maneira de os ter a trabalhar juntos e esta foi a única que encontrei. Andei muito tempo às voltas com decisão de usar os Vong e não outro inimigo mas acabei por decidir ir em frente porque nenhum dos jogadores os conhecia e são um elemento bastante diferente de tudo o resto em Star Wars.

Tive sempre algum medo de não os conseguir representar correctamente mas de maneira geral acho que a coisa não saiu muito mal. A campanha teve sem dúvida o mal de ser um bocado linear mas tendo em conta que se tratava duma guerra épica não fazia muito sentido ir em side-quests para encontrar o colar perdido dum senador ou o tesouro de Kangash o Terrífico.

Espero que o pessoal tenha gostado da progressão da história. Tentei fazer com que as coisas fossem sempre crescendo de intensidade e acho que o embate final foi o mais épico de todos. E acho que de maneira geral o plano para vencer os Vong fez sentido e não houve grandes plot holes na campanha. Como gajo que joga RPGs sobretudo para contar histórias, isso é sempre importante e fixe para mim.


Jogadores
A campanha foi um desafio interessante para os jogadores porque apesar de serem de facções opostas e terem métodos contraditórios, tinham de trabalhar juntos. De maneira geral a coisa funcionou bem tirando um par de vezes em que passaram 30 minutos a discutir OOC o que iriam fazer a seguir. Tentei dar a todos um momento para brilhar e sinceramente alguns aproveitaram melhor que outros.

Tendo em conta que o pessoal só tinha experiência com D&D (um deles nem isso) acho que toda a gente se adaptou bem ao setting. Houve algumas chatices iniciais com pessoal que estava com algumas ideias erradas sobre SW e o setting mas acho que se resolveu tudo.

À medida que a campanha foi avançando tentei tornar os PCs cada vez mais importantes no setting e espero que todos tenham curtido onde acabou o seu personagem. Só tenho pena de termos perdido o Cris como jogador e por causa disso os Mandalorianos terem tido um papel insignificante na última parte da campanha.


Final
Contas feitas, acho que esta experiência com Star Wars correu bastante bem. A campanha correu de princípio a fim, o que para mim é uma autêntica raridade. Aliás, eu fiz as últimas sessões mais pelos jogadores que por mim. Mas no final estou contente por termos ido até ao fim. Deu bastante gozo jogar a sequência final e narrar os epílogos todos.

Além disso, deixamos a Galáxia num estado muito interessante e gostaria de ver uma sequela desta campanha no futuro (talvez com outro GM).

No comments: